top of page

PREVENÇÃO E DICAS PARA A SAÚDE

O que é cárie dental?

A cárie dentária é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta os tecidos mineralizados dos dentes. As cáries ocorrem somente quando há formação de placa dental sobre os dentes, em presença de açúcar. O ácido formado pelas bactérias ataca a superfície do dente, causando a sua progressiva dissolução. Esta reação acontece sempre que acabamos de comer uma refeição e se acentua ao longo das horas. Ao higienizar corretamente seus dentes (com a escova e o uso de fio dental), você combaterá a placa bacteriana e conseqüentemente reduzirá a possibilidade de cáries dentárias.

O que é a Placa Bacteriana?

A placa bacteriana é uma película esbranquiçada que se deposita sobre os dentes e tecidos bucais, composta de bactérias, resíduos alimentares e saliva. Essa placa converte os açúcares provenientes da alimentação em ácidos que podem causar a cárie dentária e a doença periodontal. Além disso, se não removida, a placa pode dar origem ao tártaro que pode levar a perda óssea e inflamação gengival. A formação da placa é contínua e somente pode ser controlada por hábitos regulares de higiene pessoal e profissional - promovidos pelo dentista.

É a placa bacteriana endurecida pela precipitação dos sais minerais na saliva. Tal como na placa bacteriana, no tártaro existe uma abundante presença de bactérias. Para eliminar o tártaro é necessário que se realize uma limpeza pelo dentista. A remoção do tártaro faz-se hoje com o recurso do ultrassom. O uso do ultrassom aplicado à remoção de cálculo dentário é sem dúvida uma grande descoberta na odontologia; é um método indolor que rapidamente elimina o tártaro ou cálculo dentário, e conseqüentemente a gengivite e a reabsorção óssea.

É normal que as gengivas sangrem?

Não, o sangramento gengival é indicativo da existência de uma gengivite, ou seja, uma inflamação das gengivas, que habitualmente está associada á presença da placa bacteriana; na qual as gengivas apresentam-se inflamadas, avermelhadas e com aspecto inchado. Para melhorar este quadro é muito importante o uso diário de fio dental.

A causa do mau-hálito pode ter uma grande variedade de fatores. Em alguns casos está ligado ao acúmulo de placa bacteriana sobre a língua, que deve ser removido com escovação. Porém na maioria dos casos pode ser um indicativo de doenças na boca, como periodontite, cáries e até câncer bucal. Existem doenças do trato digestivo que também podem causar mau hálito. Consulte o dentista caso não consiga controlar seu problema.

Realize um exame na sua boca, na face e no pescoço e procure por manchas, lesões brancas, aumento de volume ou outras feridas que demoram a curar. Qualquer sintoma deve ser comunicado imediatamente ao dentista. Para prevenir evite o consumo exagerado e freqüente de álcool e fumo.

Deve começar por escovar os seus dentes com a escova voltada para a gengiva, ao longo do eixo do dente, e execute cerca de 10 movimentos vibratórios de 1 em 1 ou 2 em 2 dentes. Repita os movimentos sobre todos os dentes, pelo lado de dentro (lado da língua) e pelo lado de fora (lado da bochecha).

Nos dentes anteriores (superiores e inferiores) pelo lado de dentro (lado da língua), ponha a escova na vertical e execute os movimentos no sentido do eixo da escova, não esquecendo de fazer as cerdas da escova entrarem em contato com a margem gengival.

Nas superfícies em que mastigamos os alimentos, coloque as cerdas da escova sobre elas, ficando a cabeça da escova paralela a estas superfícies. Pressione e faça movimentos horizontais de vai-e-vem.

Se tiver sangramento freqüente durante a escovação dos dentes você deve informar ao seu dentista. Não se esqueça de escovar a língua, pois nela ficam alojadas bactérias que causam mau-hálito.

O uso de escovas elétricas é recomendado pois elas podem remover facilmente a placa bacteriana. Caso você tenha um espaço muito grande entre seus dentes, o uso de escovas interdentais é recomendado. Essas escovas também podem ser usadas por pacientes que usam aparelho ortodôntico.

Sempre após as refeições e principalmente à noite, antes de deitar. A melhor escova é a de cerdas com dureza média. Utilize nas escovações uma boa pasta dentifrícia, que contenha flúor. Não existem muitas diferenças significativas entre as diferentes marcas de pasta dental, portanto escolha a que melhor agrade ao seu paladar.

Sim. Todos os dentes de nossa boca possuem 5 lados expostos e todos eles tem de ser limpos para evitar o acúmulo de placa bacteriana e conseqüentemente, as doenças que podem surgir. Uma boa escovação vai ser eficaz em limpar apenas 3 superfícies dentárias, porém as cerdas não conseguem entrar no espaço entre os dentes. É nessas superfícies que o fio dental deve ser inserido com cuidado e com movimentos amplos - como o de lustrar sapatos - desde a gengiva até a parte superior do dente. Um pedaço entre 30-40 cm é suficiente, e deve ser enrolado entre seus dedos médios, enquanto que os indicadores e os polegares realizam a limpeza. Se houver sangramento, é normalmente um indicativo de que existe uma inflamação gengival e não, o que a maioria das pessoas pensa, de que o fio cortou a gengiva.

Dobre a ponta do fio ou fita dental e passe-o pelo orifício do Passa-fio. Para ponte fixa Insira o condutor sob a ponte puxando pelo outro lado. Então higienize por debaixo da ponte. Para Aparelho Ortodôntico Insira o condutor entre o dente e o fio ortodôntico. Higienize normalmente.

bottom of page