SCN Quadra 2 - Shopping Liberty Mall
Salas 333/334 - Asa Norte - Brasília/DF

REABILITAÇÃO ORAL

A Reabilitação Oral é a área da odontologia que recupera a função mastigatória, a saúde e estética de pacientes com perdas dentárias, problemas articulares (ATM) ou outros fatores que impossibilitem uma mastigação saudável.
Podemos classificar as próteses de acordo com a quantidade de tecido perdido (partes dos dentes ou até dentes inteiros).
Quando a perda foi de parte da estrutura coronária (parte visível do dente) podemos lançar mão das restaurações adesivas do tipo Inlays e Onlays, que podem ser confeccionadas em cerâmica, resina e até metálicas.
Já em casos onde perdemos um dente ou alguns dentes, podemos lançar mão das Próteses Fixas, Próteses Removíveis e até de Próteses sobre Implantes.
As próteses fixas podem variar de acordo com o número de elementos e da qualidade dos dentes que vão suportar a reposição dos dentes ausentes.
Quando a confecção de próteses fixas não é possível, seja pelo custo ou por má qualidade dos dentes de suporte, podemos optar pelas próteses removíveis (pontes móveis), que podem ser bilaterais ou unilaterais.
As Próteses Totais (dentaduras), são alternativas para aqueles pacientes que perderam todos os elementos dentários, são confeccionadas em resina e tem como características a reposição de toda a arcada dentária.
Depois de grandes avanços na Implantodontia a colocação de implantes é hoje uma grande alternativa para a reposição de elementos dentários perdidos. Os implantes e próteses sobre implantes podem ser utilizados para repor desde um até todos os elementos da boca de um paciente.
Um exame clínico bem feito, com um plano de tratamento adequado são essenciais para o bom prognóstico do caso. O paciente deve estar informado quanto aos tipos de tratamento e suas respectivas características. Durante a escolha da prótese a ser realizada, é importante que o profissional esteja ciente das expectativas do paciente e que, juntos, decidam qual a restauração mais adequada. Uma vez que as necessidades e expectativas variam de pessoa para pessoa, fica difícil determinar qual o melhor tratamento. Para tanto, cada caso deve ser analisado individualmente de forma a resgatar a saúde bucal do paciente.
Prótese Dentária Fixa
A prótese fixa é um tipo de prótese que permanece fixa após a cimentação, não pode ser removida pelo paciente.
No caso de uma prótese fixa múltipla é necessário utilizar-se um dente pilar em cada extremidade do espaço (edêntulo) para a sustentação da prótese.
Indicações: ausência de um ou mais dentes, tanto anteriores quanto posteriores.
Contra-indicações: mobilidade dentária, higiene bucal precária.
Vantagens: são previsíveis seus resultados, uma vez realizado um planejamento adequado.
Desvantagens: necessidade de preparo com maior desgaste dos dentes adjacentes, tempo maior de tratamento, custo.
Coroa Total Unitária
Coroas são peças que restauram totalmente um dente à sua forma e cor natural e são cimentadas em dentes naturais que tem um comprometimento mais severo. Elas protegem e reforçam dentes extensamente danificados ou com tratamentos de canal realizados, que não podem ser restaurados por resinas ou amálgama. Tem como uma das funções reforçar o dente para devolvê-lo às suas funções de mastigação.
É possível confeccionar coroas em materiais como metais (ouro e outras ligas), ou em resinas (plástico), em metalocerâmica (feitas com uma estrutura de metal revestida por porcelana) ou em cerâmica pura (estéticas).
Cada material apresenta um balanço de propriedades que limita a sua aplicação. Os metais fornecem alta resistência e baixa estética, as resinas média estética e baixa resistência e as cerâmicas fornecem alta estéticae alta resistência. As metalocerâmicas fornecem a resistência do metal com a estética da porcelana, sendo as mais utilizadas.
Onlays e Inlays
Dentes danificados podem ser restaurados de diferentes formas. A mais comum é a restauração direta, realizada em consultório em sessão única com resinas ou amálgama de prata. Casos de dentes muito danificados, com perda de estrutura acentuada, exigem restaurações mais resistentes, realizadas através de técnicas indiretas (Onlays/Inlays /Overlays).
Onlays/Inlays (também conhecida como ‘’bloco”) são restaurações indiretas, realizadas em 2 sessões: Na primeira consulta o dente é preparado e moldado. Confecciona-se então um modelo de gesso que é enviado para o laboratório de prótese onde será feita a onlay. Na sessão seguinte realizamos a cimentação(colagem) do mesmo com cimentos resinosos.
As Onlays podem ser confeccionadas em resina ou porcelana. Onlays de resina tem um custo consideravelmente mais baixo, mas com o passar do tempo podem descolorir e desgastar, o que não acontece com a porcelana, devido a dureza e estabilidade da mesma.
Mas como em todos os tratamentos realizados pelo dentista, o alcance do melhor resultado sempre tem relação com o cuidado do paciente, com sua higiene bucal diária e suas visitas periódicas ao consultório.
Prótese Total Removível ( Dentadura)
As Próteses Totais (dentaduras) são aquelas que repõem todos os dentes de uma vez. Elas são feitas com dentes artificiais em resina e uma estrutura em acrílico muito resistente com coloração rósea, que imita a gengiva. A mobilidade da prótese pode promover feridas na boca algumas vezes o que torna o seu uso desconfortável.
O uso de Próteses removíveis não interrompe a atrofia óssea, o que acontece somente com implantes. Uma atrofia muito acentuada pode inviabilizar a colocação posterior de implantes, ou tornar a prótese solta com o tempo.
Prótese Parcial Removível
Aparelho protético que substitui os dentes perdidos em arcadas onde ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, pacientes com perda parcial de dentes. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo paciente no momento que desejar. Popularmente chamada de ponte móvel, são próteses retidas a grampos “semiflexíveis” metálicos apoiados em dentes naturais e por um perfeito assentamento do aparelho sobre a gengiva das áreas desdentadas.
Mesmo com a disponibilidade das próteses fixas e implantes dentários, ainda existem casos onde as próteses removíveis são as mais indicadas. A avaliação do profissional é muito importante para a indicação do tipo de prótese que será usada na reabilitação oral, considerando função, estética, longevidade e proteção do remanescente.
A prótese removível quando bem planejada e confeccionada é de fácil adaptação e não estraga os dentes naturais. O paciente deve higienizá-la, cuidadosamente, inclusive no interior de cada grampo, bem como os dentes naturais, pois o que causa a cárie é a placa de bactérias que se fixa no dente natural e nas superfícies dos grampos, sem a presença dessa placa bacteriana, o dente se manterá sadio (com ou sem os grampos).
Próteses sobre Implantes
É um tratamento que requer uma apurada avaliação e planejamento cirúrgico-protético. A prótese sobre implante é um tipo de prótese que utiliza um implante osseointegrado, de forma que a coroa protética seja acoplada a esse implante. Dessa forma, não é necessário o preparo dos dentes adjacentes ao espaço desdentado, como ocorre nas próteses fixas convencionais.
Vantagens:
- Os dentes vizinhos permanecem intactos. O dente é preso somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural.
- Resultados estéticos e funcionais excelentes.
- Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas (4 sessões) Não sofre de doenças como cáries e infiltrações.
- Em alguns casos é possível instalar um dente provisório logo em seguida da colocação do implante.
- A instalação de um implante paralisa o processo de atrofia óssea que ocorre em regiões desdentadas.
Desvantagens:
- Necessidade e riscos de intervenção cirúrgica, custo elevado e tempo maior de tratamento.
Etapas do Tratamento com Implantes:
-
Fase Cirúrgica: Os Implantes Dentários substituem as raízes dos dentes naturais, sua instalação cirúrgica, para a maioria dos casos, é: simples, rápida, indolor, e de rápida recuperação para o paciente
-
Fase Protética: Posteriormente é instalado aos implantes um ou mais dentes, conforme planejamento prévio, buscando recuperar a estética e as funções perdidas.
Geralmente leva-se de três a quatro meses para a conclusão do caso. Esse tempo é necessário para que ocorra a osseointegração (união) do implante de titânio ao osso. Somente após essa etapa da osseointegração é que se inicia a confecção da prótese.
Atualmente dispomos de novas técnicas e materiais de ultima geração que possibilitam, em alguns casos favoráveis, a instalação da prótese em 48 horas ou até no mesmo dia. Esta técnica é chamada de ‘Carga Imediata’.
Overdenture sobre Implantes
Prótese Overdenture: (removível)
Esta opção é de prognóstico amplamente favorável, proporcionando máxima rigidez, retenção e adequado padrão mastigatório. Entretanto, tem sido crescente a utilização das overdentures, uma vez que apresenta um alto percentual de sucesso clínico, menor custo e permitem a remoção pelo paciente, facilitando a higienização das unidades implantadas.
A overdenture sobre implantes atua de forma semelhante à prótese total convencional, cujo suporte é predominantemente mucoso, mas a retenção e estabilização do aparelho são amplamente melhoradas através da fixação aos implantes, apresentando-se como uma prótese muco-suportada e implanto-retida.
Protocolo sobre Implantes
Prótese Protocolo (fixa)
Em casos onde exista perda de todos os dentes da maxila e/ou mandíbula, podemos lançar mão de 4 a 6 implantes, no caso da mandíbula, dando suporte a 12 dentes, com uma prótese parafusada sobre os implantes. Em casos de maxila, instalamos em média de 6 a 8 implantes para dar suporte a uma prótese fixa de 12 dentes parafusada sobre os implantes.
Vários estudos mostram claramente os benefícios propiciados por essa modalidade de reabilitação, principalmente no que tange aos aspectos estéticos, fonéticos, mastigatórios e, sobretudo, na integração desses pacientes na sociedade.

