top of page

ORTODONTIA

          A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que corrige e cuida da posição dos dentes e dos ossos da face (maxila e mandíbula) através da utilização de aparelhos.  A posição alterada dos dentes e/ou ossos não só altera o perfil estético facial como provoca uma série de alterações funcionais no indivíduo.

         Dentes mal alinhados podem dificultar a higienização deixando resíduos de alimentos que podem promover a formação da placa bacteriana, do tártaro e provocar um processo inflamatório (gengivite); Também podem alterar a oclusão (contato dos dentes), diminuindo a eficiência da mastigação e podendo provocar alterações na ATM (articulação) que podem originar dores de cabeça, dores na região do pescoço e até dores nos ombros.

         Além desses fatores, os dentes mal alinhados podem alterar a fonética, dificultando a pronúncia de algumas palavras. O tratamento consiste em um bom planejamento através de exames de imagem (radiografias) para avaliação do conjunto dentes-ossos e colocação de um aparelho que pode ser fixo ou móvel, ou ainda a combinação dos dois tipos, dependendo do tipo de tratamento a ser executado.    

               

         Atualmente, por razões estéticas, pode-se trabalhar com aparelhos da cor dos dentes (aparelhos estéticos) que não aparecem e proporcionam conforto estético e social ao paciente. O tratamento é indicado para adultos e crianças, sendo que o ideal para as crianças é a avaliação precoce para evitar o aparecimento do problema, nesses casos o tratamento ocorre de forma mais simplificada (Ortodontia Preventiva). 

            

         A primeira avaliação ortodôntica deve ser feita nos dentes de leite por volta de 5 anos de idade, pois cuidando desde cedo, previnem-se diversos problemas, como tratamentos longos, extração de dentes, doenças periodontais e cirurgias corretivas no futuro.

São sinais da necessidade de tratamento ortodôntico: 

  • Dentes não alinhados;

  • Dente de leite retido, isto é, não cai e o permanente não nasce;

  • Ausência de algum dente;

  • Dentes que nascem no lugar errado: no céu da boca, ao lado da língua, girados ou encavalados;

  • Mordida aberta: a criança fecha a boca e os dentes da frente não se tocam (normalmente devido ao uso de chupeta ou ao hábito de chupar o dedo);

  • Mordida cruzada: os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca;

  • Dificuldades na deglutição: a criança faz careta, gestos ou contrai a boca para engolir;

  • Alterações ósseas: queixo muito para frente ou para trás;

  • Respiração pela boca: muitas vezes decorrente do hábito de chupar o dedo.

bottom of page